sábado, 17 de julho de 2010

Risco de Incontinência Urinária Seguida de Prostatectomia: O Papel da Atividade Física e da Obesidade.



Por Prof. Mauricio dos Santos
Incontinência urinária é um dos mais comuns efeitos adversos da prostatectomia. Muitos estudos têm mostrado o efeito negativo da obesidade na piora desta condição. Entretanto, poucas pesquisas têm verificado a influência da atividade física na incontinência após a retirada da próstata em pacientes com câncer. Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos observaram a relação entre obesidade (IMC > 30kg/m2) e nível de atividade física (pelo menos 1 hora por semana com intensidade vigorosa). Ambas variáveis foram obtidas por meio de questionário. Os resultados foram avaliados em 6 e 58 semanas após a intervenção cirúrgica.
Após as primeiras 6 semanas da cirurgia, 59% (405 homens) foram acometidos por incontinência urinária. Já na semana 58 o índice foi de 22% (165 homens). Na última semana de análise (58) homens que foram classificados como obesos e sedentários apresentavam um percentual de 59%. Nos casos de incontinência urinária. Quando avaliado separadamente, só os obesos e os sedentários, os valores foram similares em 25%. O melhor resultado apontado na pesquisa ficou com os homens que foram classificados como não obesos e fisicamente ativos. O percentual para este grupo ficou em 16%. Ao utilizar o modelo de regressão observaram que os homens que não eram obesos e eram ativos tinham um risco relativo de 26% a menos de apresentarem incontinência urinária quando comparados aos obesos e sedentários.
Os autores concluem que a atividade física e obesidade antes da intervenção cirúrgica podem ser fatores importantes para um quadro futuro de incontinência urinária. E ainda, intervenções com pacientes com câncer de próstata para aumentar o nível de atividade física e reduzir a gordura corporal são estratégias interessantes para reduzir o efeito adverso do tratamento cirúrgico proposta para este neoplasia.

Referência
Wolin KY; Luly J; Sutcliffe S; Andriole GL; Kibel AS. Risk of Urinary Incontinence Following Prostatectomy: The Role of Physical Activity and Obesity. Journal of Urology. 2010; 183:629-633.

Nenhum comentário:

Postar um comentário